Dress Code

 


Toda empresa tem um Dress Code. Opa, mas o que é isso? Um departamento, um formulário ou um benefício? Nenhuma das anteriores, Dress Code é o código de vestimenta da empresa, que serve para definir como você deve se vestir no ambiente de trabalho.

No ambiente profissional você traz seus conhecimentos, habilidades e se apresenta por meio da aparência – a “embalagem” que comunica muitas coisas sobre você. A aparência representa uma oportunidade de vender sua imagem de maneira positiva aos colegas, supervisores e clientes com os quais você interage diariamente.

Pensando nisso, vamos falar um pouquinho sobre esse tal de Dress Code. Todas as empresas possuem um Dress Code, em algumas ele é bem definido, são as que utilizam uniformes, por exemplo. Nesse caso, você só tem que usar e manter o seu uniforme sempre limpo e em bom estado.

Já as empresas que não utilizam uniformes, podem ser divididas em dois tipos: as formais e as informais. As informais permitem que você ouse mais na hora de se vestir, utilizando cores e modelagens mais modernas nas roupas e acessórios, por exemplo. Porém para os dois tipos de empresas existem algumas regras de vestimenta que sempre devem ser levadas em conta.











– Chinelos ou rasteirinhas – a menos que você trabalhe na praia 😉

Essas peças citadas acima podem fazer parte do seu vestuário de balada, de festa ou de final de semana, mas nunca devem fazer parte do seu look de trabalho.

No trabalho queremos passar uma imagem de credibilidade, responsabilidade, segurança e competência. Um chinelo ou rasteirinha passam a mensagem de descontração e despreocupação. Um decote ou uma saia curta e justa podem passar uma imagem mais sexy e sensual e não de competência e seriedade.

Separei alguns exemplos de looks formais e informais, veja qual se encaixa melhor pra você e seu local de trabalho:

Looks formais: são muito utilizados para advogados, médicos, executivos de grandes empresas, etc. O Look formal caracteriza-se por roupas de cortes mais clássicos como alfaiataria e cores mais sóbrias, mas nem por isso precisam ser looks caretas. Abaixo algumas opções mais clássicas e moderninhas também.

Looks informais: são looks para quem trabalha na área de moda, comércio, agência de publicidade, enfim empresas que tenham um ambiente mais liberal e informal.

3

É importante que sua postura e sua aparência transmitam aos seus colegas, supervisores e clientes a mensagem de que você está pronto para o trabalho, preparado para assumir seu papel com competência, no ambiente de trabalho podemos sim trazer a nossa personalidade à nossa maneira de nos vestirmos, porém, dando prioridade ao que é mais importante que são nossas competências e habilidades para o trabalho na empresa.

Existem várias maneiras de fazer um look bonito e moderno para o trabalho sem cair na mesmice. Veja qual é o seu e inspire-se.

Beijos, Fernanda Melo.

3 comentários

Deixe uma resposta