Vai viajar?

Vai viajar? Já sabe que agora você tem limite de tamanho e peso da bagagem?
As empresas aéreas já podem cobrar uma taxa extra aos passageiros que quiserem despachar suas malas. Isso quer dizer que, temos que ser mais criativos e assertivos em nossas escolhas de looks para aquela viagem rápida que você não quer despachar a malinha e também para aquela viagem de férias dos seus sonhos que você não quer pagar os quilinhos extras, certo?

 american-airlines-bagagem-1Até então, em voos domésticos, todos os passageiros tinham direito a despachar uma mala de até 23 quilos e levar uma bagagem de mão de até cinco quilos no avião. Para voos internacionais, a franquia era maior: era permitido o despacho de duas malas de até 32 quilos, com o peso da bagagem de mão variando entre oito e 10 quilos dependendo da companhia aérea, e o cliente não pagava nada a mais por isso, já que o preço da franquia de bagagem estava incluso no valor da passagem aérea.

Agora, ficará a critério da companhia aérea escolher quantas e quais das suas tarifas incluirão ou não a franquia de bagagem – mas aquela que não o fizer deve, necessariamente, ser mais barata do que as já oferecidas atualmente.

Existe um consenso proposto pela ANAC para as companhias aéreas com relação ao tamanho da mala de mão que você pode levar no voo sem despachar, a franquia mínima de bagagem de mão aumenta de 5kg para 10kg, observados limites da aeronave e de volumes, ou seja, pelo que percebi na prática, os tamanhos das bagagens de mãos aceitas variam de companhia para companhia. Em uma viagem que fiz recentemente consegui embarcar em uma companhia aérea com minha mala de mão sem despachar, já em outra companhia fui barrada por um funcionário quando já estava entrando no avião. Ele disse que minha bagagem estava fora do padrão e precisaria ser despachada, para isso utilizou uma caixa, que tinha as dimensões padrões da companhia aérea para comparar com a minha mala que era um pouco maior que o exigido. Como eu já estava praticamente dentro do avião a mala foi despachada, sem custo extra, porém eu não me senti nada confortável com a situação pois tinha colocado algumas coisas frágeis nessa mala sem contar que ela poderia ser despachada.maladem

Como eu estava viajando com meu marido e nossas malas de mão eram de marcas diferentes uma delas passou e a outra não. Minha dica então é, seguir as dimensões da minha mala que não teve que ser despachada.

Ah e atenção, se você está pensando em comprar uma mala de mão pequena para viagens, cuidado com a proporção da mala que a loja vai te oferecer. Digo isso porque na semana seguinte à minha viagem fui à uma loja, aqui na minha cidade, e perguntei à vendedora quais os modelos de malas que ela me sugeria para não ter que despachar, e um dos modelos que ela me ofereceu era idêntico ao que eu tive problemas para embarcar. Então, cuidado!

Vou passar aqui as dimensões da minha mala de mão que embarcou sem problemas nas duas companhias aéreas e na próxima quinta vou dar algumas dicas de como fazer uma mala pequena com looks bacanas para uma viagem de 3 dias.

 

WhatsApp Image 2017-08-10 at 12.17.59

 

Beijos e até a próxima, Fernanda Melo.

Deixe uma resposta